Carga de dados com Integration Services 2008

Olá pessoal, 

saiu este mês (04/2013)  na revista SQL Magazine a ultima parte de três, Carga de dados com Integration Services 2008, artigo voltado a demonstrar como importar dados de um conjunto de arquivos PDF e transformá-los em um banco de dados do tipo estrela no modelo multidimensional.

Me sinto muito empolgado com isso, poder compartilhar conhecimento não somente aqui no meu blog como também numa revista de alcance nacional.

Para quem não acompanhou desde o primeiro, mas tem interesse em testar o projeto, vou disponibilizar aqui os scripts de criação do banco completo da primeira fase juntamente com o script dos dados tratados da segunda fase para que possam praticar a terceira fase do projeto.

Esse artigo tutorial de três partes que eu e Jean Cristian Ferreira Machado fizemos, foi para podermos compartilhar um pouco do conhecimento que adquirimos num projeto elaborado no CAEd/UFJF para importação de um conjunto de dados para o banco de dados para a instituição.

Só para esclarecer, os dados contidos nesse banco foram obtidos através do site da UFJF, são dados de um concurso realizado para o cargo de técnicos para a unidade em Juiz de Fora e para Governador Valadares, o resultado do concurso foi divulgado abertamente para a comunidade ter ciência de quem vai lhe prestar serviço, então os dados foram obtidos em:

De posse desses dados, elaboramos o primeiro artigo intitulado de Automatização de dados com o SSIS, para quem não acompanhou, deixarei aqui o script que cria o banco de dados já populado com os dados do resultado do concurso citado acima.


No segundo artigo fizemos o tratamento dos dados, Automatização de dados com o SSIS – Parte 2, essa é uma fase de limpeza e organização dos dados. Para que possam ver o resultado desse artigo, disponibilizarei aqui o resultado desse tratamento, é necessário ter o banco disponibilizado anteriormente instalado para que este script possa ser executado.


Então é isso pessoal, espero que possam fazer um bom proveito dos artigos publicados na SQL Magazine, espero que muitos outros possam vir e possa novamente compartilhar isso por aqui.

Comentários