Dicas para gerenciar o SQL Server por prompt de comando (parte 1)


     Olá pessoal, todos sabemos que o SSMS (SQL Server Management Studio) é uma ótima ferramenta para gerenciamento de banco de dados do SQL Server, torna a nossa vida muito mais cômoda, eu que o diga, mas imaginem um dia precisar tratar determinadas questões num cliente, por exemplo, que usa uma versão do SQL Server Express 2005 que não tenha o SSMS instalado.

SQL Server Management Studio.

     Que sinuca de bico não acham? Pois é, eu também achei e resolvi pesquisar um pouco e cheguei nas seguintes dicas que podem ajudar quem está iniciando no SQL Server.
     Apesar de eu ser um profissional relativamente novo em banco de dados, já tenho uma certa experiência com T.I. (Tecnologia da Informação), com isso já cheguei a lidar muito com prompt de comando do windows, aquela telinha preta que muita gente tem medo de mexer. 
     A primeira coisa a ser feita é ir no menu iniciar, se o seu Windows for o Vista ou 7, basta digitar “cmd” que logo vai aparecer o executável do mesmo e basta clicar para chamar o prompt de comando do Windows, caso seja uma outra versão como o XP por exemplo, vá em executar e digite “cmd” e de <enter> ou ainda faça o caminho mais longo, vá em iniciar, depois acessórios e depois cliquei no ícone do prompt de comando.

 Windows CMD command line.

     Para se conectar ao SQL Server, se ele for o 2000, deve-se usar o comando <osql> que é um utilitário do SQL Server 2000 para gerenciamento dos bancos de dados via linha de comando.
Para versões a partir do 2005, o ideal é utilizar o <sqlcmd> que veio substituir o <osql>.
Para se conectar ao servidor, o usuário terá que ter um usuário habilitado para isso, o comando ficaria da seguinte forma:
C:\Users\computador>osql -Uuser -Psenha –Sinstancia
ou
C:\Users\computador>sqlcmd -Uuser -Psenha –Sinstancia

Exemplo: 
“C:\Users\pc>sqlcmd -Usa –P12345 -S.\sql2005”
Ou “C:\Users\pc>sqlcmd -Usa –P12345 -S.\” caso seja a instancia principal

Utilitário sqlcmd.

A opção “-U” serve para dizer ao comando que vamos entrar com um usuário;
A opção “-P” serve para dizer ao comando que vamos entrar com a senha;
A opção “-S” serve para dizer ao comando que vamos entrar na instancia;

Lembrando que as opções (-U,-P,-S) acima devem estar em caixa alta;

     Lembrem-se que quando digitar qualquer comando no prompt de comando dentro do sqlcmd, para que ele possoa entender que finalizou o comando e deve executar o mesmo deve-se digitar “go”.
Se tudo der certo, vai aparecer logo abaixo algo como “1>” no prompt de comando e estaremos conectados à instancia do SQL Server.

Utilitário sqlcmd.

Bom pessoal, por hora é isso, no próximo post continuo.




Referências:






Comentários